Vamos então falar de um tema extremamente importante que é a Socialização.
O que é a Socialização de um cão?
Quando falamos em socialização, falamos no acto em dar a conhecer ao nosso cão novas situações, ambientes, sons, ruídos, pessoas, cães e outros animais da forma mais positiva possível.
Algo a ter em extrema importância quando se fala neste tema, é que aqui, a palavra chave é “qualidade” e não “quantidade”. Ou seja, queremos expor o mundo ao nosso melhor amigo mostrando-lhe sempre um lugar seguro. Se o seu cão aprender durante o processo de socialização, que pessoas estranhas ou outros cães devem ser conhecidos com confiança e abertura, ele vai aprender a conhecer qualquer estranho ou cão com o mesmo positivismo de quando era um cachorro.
IMPORTANTE: Não inunde o seu cão de experiências novas. Seja paciente, vá trabalhando com ele passinho a passinho e garanta que ele está a gostar!
Porque é importante?
A socialização é talvez tão importante, como o cão ter a vacinação em dia.
Uma boa socialização torna um cão corajoso, confiante e adaptável a novos estímulos que possa encontrar ao longo da sua vida.
É de salientar, que por norma, a maioria dos problemas comportamentais que vemos em cães adultos, poderiam ter sido evitados com uma boa socialização do cão em cachorro.
Podemos evitar problemas como:
medos (pessoas, cães, texturas, alturas, etc)
ansiedade
desconforto no veterinário
desconforto ao tomar banho
agressividade
não saber brincar com outros cães
Qual a idade para começar?
O período mais sensível para a socialização de um cão é entre as 3 e as 12 semanas. Ou seja, as experiências que o cão passar nesta fase de vida, terão consequências (positivas ou negativas) para o resto da sua vida.
Apesar deste tempo ser imperativo para termos um cão mais sociável e amigável, o processo de socialização deve continuar sempre. Podemos fazê-lo levando o nosso cão a conhecer pessoas novas, ao parque, a brincar com outros cães…
Portanto lembre-se que o seu trabalho não acaba nos primeiros meses de vida do seu patudo, ele precisa de socialização continua!
IMPORTANTE: Não tire o cachorro da sua mãe e dos seus irmãos antes das 8 semanas. Durante este período ele vai aprender lições essenciais para ter uma vida saudável, como a inibição da mordida e habilidades sociais.
Onde NÃO levar o seu cachorro em treino de socialização?
Lembre-se o que dissemos ao principio, o que interessa é a qualidade e não a quantidade.
Deste modo, não aconselhamos que leve o seu cachorro para locais como parques caninos, feiras e festivais, em suma, locais demasiado povoados e com caos a mais. O objectivo é não inundar o seu cão com novos estímulos, apenas dar-lhe a conhecer um mundo perfeito pouco a pouco.
Soluções
Alguns serviços que nos podem ajudar neste treino são:
Aulas de cachorros ou puppy classes (a partir dos 3 meses)
Creches ou daycares
Dogwalking
Hotéis para cães (em que os cães tem a oportunidade de interagir uns com os outros)
Treinadores de cães (que utilizem métodos positivos)
Conclusão
Ensinar o seu cão a ser amigável com cães e pessoas, e a estar confiante e relaxado em situações que saem da sua rotina, é o trabalho mais importante que um dono pode ter. Faz com que as pessoas que estiverem à volta do seu cão estejam seguras e, visto que normalmente cães considerados perigos são adormecidos, faz com que o seu cão esteja seguro também.
Dê ao seu cão uma exposição regular ao mundo, especialmente durante os seus primeiros meses, assim a probabilidade de ter um cão confiante e sociável aumentarão exponencialmente.
Comentarios