• Camila Martins Fassi

Como reconhecer um "criador responsável"?



Infelizmente, um cão ter LOP não garante que este tenha um bom temperamento, saúde e as características da raça.

Alguns pontos que podem ajudar um futuro dono a entender se estão a contactar com um criador responsável, são os seguintes:

  1. Um criador responsável ir-lhe-á apresentar uma lista de exames de saúde específicos da raça, feitos aos seus cães adultos antes de serem cruzados e/ou aos cachorros antes de serem vendidos. O futuro dono, deveria estar informado sobre as doenças típicas da raça e sobre que exames são necessários. Dai ser tão importante informar-se sobre a raça que se tem interesse em adquirir. ATENÇÃO: Se o criador anunciar "Check-up veterinário em dia", fique atento, esta afirmação é demasiado geral.

  2. Um criador responsável oferecerá uma garantia de "devolução" vitalícia, ou seja, exigirá que devolva o cão caso já não possa cuidar dele, ou quererá dar aprovação dos eventuais novos donos. Criadores de qualidade, fazem tudo o que está ao seu alcance, para que um cão criado por eles não acabe num canil ou num quintal do "amigo do amigo". ​

  3. Um criador responsável dedica muito tempo aos seus cães e aos seus cachorros e claramente sente um amor enorme por eles. Por este motivo não os venderão a qualquer pessoa. Bons criadores sabem por experiência quais as casas serão provavelmente melhores para os seus cachorros.

  4. Um criador de qualidade irá garantir que conhece o temperamento da raça e as suas necessidades. Todas as raças tem características especificas. Se a raça que está a considerar adquirir, baba-se muito, tem um instinto de "presa" elevado ou não é ideal com crianças pequenas, por exemplo, um bom criador garante que o futuro dono entenda esses aspectos e que saiba os pontos negativos e positivos com antecedência.

  5. Um criador responsável planeia as suas ninhadas muito cuidadosamente, às vezes poderão esperar até ter donos responsáveis suficientes para efectuar uma ninhada, podendo até ter longas listas de espera. O futuro dono, deverá ser paciente e esperar pelo seu cachorro. ATENÇÃO: Se não for paciente e quiser apressar a vinda de um cachorro, um cachorro qualquer, provavelmente irá acabar com um cão de um criador não responsável (criadeiro).

  6. Um criador responsável terá todo o gosto em receber um futuro dono em sua casa ou ambiente de trabalho. Assim, o criador poderá conhecer melhor a pessoa que irá ficar com um dos seus cães, e o futuro dono terá a oportunidade de conhecer os pais do seu futuro cachorro e observar as condições em que os animais são mantidos. O ambiente, deverá estar limpo, saudável e amigável.

  7. Fique atento a criadores que vendem mais que três raças. Um criador responsável demora muitos anos a especializar-se numa raça, nos seus requisitos, nas suas necessidades, temperamento e pedigrees. Os criadores levam o seu trabalho muito a sério.

  8. Um criador de qualidade irá socializar os seus cachorros. Deste modo, os cachorros irão para casa acostumados a vários ambientes, pessoas e sons. ATENÇÃO: Fique atento a cachorros que são mantidos isolados em ambientes longe de pessoas e experiências normais que teriam a partir do momento que "vão para casa consigo". Cachorros que são isolados, provavelmente não estarão socializados.

  9. Um criador responsável, NUNCA iria permitir que leve o seu cachorro para casa PELO MENOS antes das 8 semanas de idade. A idade do cachorro deverá ser confirmada por documentos bem guardados pelo criador e pelo registo de ninhada do CPC. Um bom criador sabe que os seus cachorros aprendem muitas "habilidades de vida" com a sua mãe e irmãos no começo da sua vida. A diferença entre um cão agressivo e um cão bem adaptado e sociável podem ser marcadas por umas semanas passadas na segurança da ninhada.

  10. Um criador responsável será acessível. Ou seja, não deverá ser difícil entrar em contacto com ele. O criador estará disponível para responder a possíveis perguntas ou ajudar a resolver problemas que possa estar a ter com o seu cachorro.

0 visualização